Obrigado. Agora você receberá sempre as novidades sobre SST!
A Resolução CFM nº 2.336 traz mudanças significativas quanto à publicidade e propaganda médica que, inclusive, já estão valendo.
Publicada no dia 13 de setembro de 2023 pelo Conselho Federal de Medicina, as regras passaram a valer 180 dias depois, em 11 de março de 2024.
O intuito é garantir ética e transparência na comunicação entre médicos e o público, em um mundo que está cada vez mais digital.
Confira os principais pontos da Resolução sobre publicidade médica:
A publicidade ganha regras específicas aos profissionais, perante o
Conselho Regional de Medicina, conforme Art 3º:
Alguns requisitos se tornam obrigatórios e precisam estar visíveis na publicidade médica:
Importante:
A obrigatoriedade é tanto para publicidade física quanto para a publicidade digital.
Requisitos específicos foram definidos para a divulgação de informações médicas nas redes sociais, de forma a garantir que os médicos utilizem esses canais de comunicação de forma ética e responsável.
Tornam-se responsáveis pelo compartilhamento de postagens de terceiros, que podem vir a ser investigadas pela Codame - Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos, para garantir que não estejam ocorrendo de forma garantida e sistemática.
A resolução traz diversos itens referente a permissões e restrições em relação à publicidade médica. Entre eles estão permitidos:
Divulgação do ambiente de trabalho, da imagem do médico e funcionários, serviços, aparelhos, valores de procedimentos, abatimentos e descontos (sendo vetada a venda casada), participação em peças de divulgação, organização de cursos, grupos de trabalho e divulgação de resultados de tratamentos.
Quanto aos cursos e grupos de trabalho as regras são mais extensas e detalhadas. Vale a pena conferir!
Já entre as proibições estão:
Divulgação de informações enganosas, promover propaganda de medicamentos não registrados e promessas de resultados garantidos.
Junto com as proibições estão os direitos e deveres éticos da categoria, como: solicitar retificações em declarações (quando se fizer necessário) e manter abordagem verídica nos boletins médicos.
Aqueles que concedem entrevistas ou publicam informações sobre medicina em veículos de comunicação precisam se portar como representantes da medicina. Condutas que visam conquistar clientes e "vender" métodos são proibidos.
Outro ponto essencial é a transparência médica. Conflitos de interesse precisam ser declarados nas entrevistas.
A resolução regula o uso da imagem de pacientes e/ou bancos de imagens e traz diretrizes. Entre elas estão as seguintes regras:
E você, que é médico (a) do trabalho: já está pronto (a) para divulgar o seu trabalho conforme as regras de publicidade e propaganda médica?
É um campo cheio de possibilidades para ser explorado e pode trazer um retorno financeiro atrativo, quando colocado em prática da forma correta.
Gostou desse conteúdo? Conheça o Software Madu, para Gestão de Clínicas de Medicina e Segurança do Trabalho e confira mais materiais sobre a área de SST!
Conheça as autoras:
Obrigado. Agora você receberá sempre as novidades sobre SST!
Contato
(54) 3026-8900
(54) 99113-1903
atendimento@madusaude.com.br
Caxias do Sul/RS
Últimas Notícias
Desenvolvido por Gálata Tecnologia - Tecnologia para Site ©