Atesta CFM: Justiça suspende exigência para atestados médicos

Marivane Mosele • 4 de novembro de 2024

Receba conteúdos sobre Medicina e Segurança do Trabalho

Contate-nos

A Justiça Federal suspendeu a exigência do sistema Atesta CFM para emissão e validação de atestados médicos no Brasil. A decisão aconteceu no dia 04 de novembro de 2024, um dia antes da data prevista para seu lançamento oficial.


Criada pelo Conselho Federal de Medicina, a plataforma iria se tornar obrigatória para emissão e gerenciamento de atestados médicos, físicos ou digitais, inclusive de saúde ocupacional.


A decisão atendeu o pedido do Movimento Inovação Digital, que alega que o CFM não apresentou dados suficientes de fraudes em atestados médicos. O Movimento também enfatiza que o Conselho ignorou a lei, passando por cima do Ministério da Saúde e da Anvisa, órgãos responsáveis por criar normas de validação dos documentos eletrônicos assinados por profissionais de saúde


A Justiça acatou o pedido ao entender que o uso obrigatório da plataforma  invadiu a competência legislativa da União, do Ministério da Saúde, da Anvisa e da Autoridade Nacional de Proteção de Dados.


Segundo o juiz federal substituto, Bruno Anderson Santos, isso pode representar concentração indevida de mercado, o que fragiliza os dados sanitários e pessoais dos pacientes, bem como elimina atestados e receituários médicos físicos. 


O Software Madu está acompanhando a novidade e aguarda o posicionamento do CFM, para trazer a informação completa aos profissionais de SST.



Conheça as autoras:

Marivane Mosele

 

Técnica em Segurança do Trabalho, formada em Engenharia Ambiental,  especialista em Segurança do Trabalho e eSocial, e futura Engenheira de Segurança do Trabalho.
Atualmente é Consultora do Software Madu e já treinou mais de 100 Clínicas de Medicina Ocupacional em todo o Brasil.

Juliane Stecker Forner

 

Jornalista e Relações Públicas, especialista em Estratégias de Marketing. Atualmente, é Analista de Marketing do Software Madu e responsável pela redação e produção de conteúdos na área de Saúde e Segurança do Trabalho.


riscos psicossociais saúde mental
Por Marivane Mosele 31 de março de 2025
A partir de 26 de maio de 2025 os riscos psicossociais devem fazer parte do PGR. Não há um passo a passo a ser seguido, o que acaba gerando diferentes interpretações da norma. Por isso, trouxemos sugestões de lista de perigos ou fatores de risco e de matriz a ser utilizada. Além disso, trazemos a contextualização do porquê a saúde mental é a bola da vez e como a exigência vai impactar na adequação das empresas.
multas esocial sst
Por Marivane Mosele 20 de janeiro de 2025
O valor das multas eSocial SST foi atualizado para o LTCAT e o PPP. Agora, de acordo com a Portaria Interministerial MPS/MF Nº 6 de 2025, os valores variam de R$ 3.368,43 a R$ 336.841,70, para o ano de 2025.
EPI para ruído
Por Marivane Mosele 2 de janeiro de 2025
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para solicitar revisão sobre o entendimento da ineficácia do EPI para ruído, na exposição ao risco acima dos limites de tolerância. A tese, é de 2014, e pode ser desbancada com a apresentação de um documento técnico-científico mais atualizado. Saiba os detalhes no post.
Mais Posts
Share by: