Software de SST: prestador de serviços ou empresa? Veja as diferenças

jan. 31, 2018

Contate-nos

Receba conteúdos sobre Medicina e Segurança do Trabalho por e-mail

A saúde ocupacional e a segurança do trabalho são pontos essenciais para as empresas. Não é por menos que o Ministério do Trabalho possui 36 Normas Regulamentadoras (NRs) que se fazem obrigatórias. Ao colocá-las em prática, acidentes e doenças de trabalho são reduzidos. Entenda como um software de SST pode ajudar você se for prestador de serviços ou se for empresa.

Para o gerenciamento e melhor controle de agendamentos de exames, emissão de documentos e ações para proteção de acidentes existem softwares de saúde ocupacional e segurança do trabalho, assim como o Mad u e a Metadados. Muitas empresas terceirizam estas tarefas para clínicas de saúde ocupacional ou mesmo para prestadores de serviços, enquanto outras preferem ter elas mesmas o controle destas atividades.

Ainda mais agora, com a chegada do eSocial, que exige transmissão de arquivos para Governo , com possibilidade de multas para aquelas empresas que não o fizerem. Você está pensando em adquirir um software de SST? Saiba que existem diferenças entre softwares que atendem os prestadores e softwares que atendem as empresas, pois as necessidades de cada um são diferentes.

Quer compreender estas diferenças? Então, vamos lá!

Software de SST para Prestadores de Serviços

O Prestador de Serviços de SST pode ser um profissional liberal como enfermeiro ou médico do trabalho, fonoaudióloga, engenheiro ou técnico do trabalho, ou mesmo uma equipe formada por estes profissionais em uma clínica de saúde ocupacional. No mercado existem softwares específicos para prestador de serviços de SST, assim como o Madu, que é um software que permite o gerenciamento total da saúde e segurança do trabalho e atende às necessidades dos profissionais. Conheça as atividades que um software de SST facilita para você tornar seus dias mais produtivos:

Organização de cadastros

Trabalhar com fichas em papel, além de exigir espaço para arquivamento, torna o gerenciamento das informações muito demorado. O Madu permite o cadastro de informações das empresas e dos trabalhadores, gerando um histórico laboral com registros ambientais e resultados de monitoração biológica. Desta forma, mesmo que o trabalhador seja desligado de uma empresa, seus dados e histórico não se perderão, ficando salvos para futuras consultas.

Emissão de documentos legais

PPRA , PCMSO, Relatório Anual do PCMSO, PPP e ASO podem ser emitidos pelo Madu, inclusive os arquivos em xml, necessários para transmissão ao eSocial. Veja como é prática a emissão do ASO: com o PPRA e o PCMSO já lançados no sistema, os exames registrados e os riscos serão exibidos conforme posto de trabalho e função, de forma automática, na hora da emissão do ASO. Isso evita falsos riscos, esquecimento exames e, ainda, a inserção de exames sem necessidade.

A geração do Relatório de Exames do PCMSO também é realizada com muita praticidade: como os exames realizados são registrados no software, a geração do Relatório é automática.

O sistema mostra o número de exames realizados no período escolhido e aponta uma previsão da quantidade de exames para o próximo período. Informa, ainda, prazos dos exames, dados estatísticos por setor, natureza dos exames, e resultado normais e alterados.

O PPP ou Perfil Profissiográfico Previdenciário , que normalmente é o documento mais demorado a ser emitido, é realizado em um minuto no Madu!  Com ele, você pode emitir por empresa, posto, cargo, trabalhador, dentre outros, além de possibilitar a geração de PPPs em lote.  O envio do PPP também é muito simples:  o documento pode ser exportado para PDF, para word ou enviado por e-mail.

Facilidade com anamneses

A sua anamnese pode ser personalizada conforme diferentes tipos de exame, pois cada um deles exige informações diferentes que variam conforme cargo, função, trabalho em altura, espaço confinado, pessoa com deficiência (PCD) e outros.

Controle da fila de atendimento e do agendamento de exames

Otimize o tempo dos profissionais da clínica de saúde ocupacional, com a funcionalidade da agenda inteligente. Você visualiza os horários disponíveis e sugere horários de atendimento. Assim, a agenda inteligente permite a sincronia de todos os envolvidos assim, os trabalhadores são atendidos por todos os profissionais necessários em sequência, no horário agendado e no menor tempo possível.

Gerenciamento do faturamento de seus serviços

Se você utiliza planilhas para controlar exames realizados, documentos emitidos e prever reajustes no valor de seus serviços, certamente sua clínica de saúde ocupacional está perdendo dinheiro. Assim, facilmente serviços podem ser esquecidos de serem cobrados, assim como reajustes podem ser esquecidos.

É imprescindível ter um sistema com possibilidade de gerenciamento financeiro, como o Madu. Com ele é possível prever reajustes em tempos específicos, gerenciar contas pagas e a vencer , além de possibilitar o envio de relatório de serviços prestados para os seus clientes. Desta forma fica mais fácil entender quais clientes estão gerando maior receita, aqueles que não representam retorno financeiro, o que reflete em um melhor gerenciamento para o crescimento da sua clínica.

Software de SST nas empresas

No caso das empresas, o software de saúde ocupacional e segurança do trabalho, além de possibilitar a emissão de documentos obrigatórios e o gerenciamento de exames, exige algumas questões a mais. Desta forma, o software de SST para empresas precisa ser outro, assim como os módulos de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho oferecidos pela Metadados, que é especialista há mais de 30 anos no segmento de recursos humanos. Veja aqui quais são as necessidades específicas das empresas que o software de SST precisa ter para o gerenciamento completo:

Gestão da Cipa e da Brigada de Incêndio

O software faz a gestão da Cipa , com todas as informações necessárias, como gerenciamento das eleições e inscrições, registro das informações dos membros da equipe e período vigente, dados da SIPAT , programação de reuniões mensais, atas das reuniões e registro de acompanhamento das melhorias. A gestão da Brigada de Incêndio é bem parecida com a da Cipa, onde possibilita o cadastro da equipe e período vigente, traz informações da planta e edificações, agenda de reuniões e atas.

Registro de CAT

A Metadados disponibiliza um campo específico para registros de CAT , com possibilidade de inserção de informações como requisitos de origem do afastamento, detalhes do acidente, vínculo com o atestado médico e testemunhas.

Elaboração de mapa de risco

Outro campo essencial para as empresas é o mapa de riscos. Permite registro de avaliações, técnica utilizada, se é qualitativa ou quantitativa, se utiliza EPCs e EPIs, emite a representação gráfica e vincula a grupos específicos, atendendo a todos os requisitos exigidos ao eSocial.

Controle total de EPIs e EPCS

Esta é uma funcionalidade completíssima, que agrada muito às empresas, pois auxilia no gerenciamento das entregas de EPIs e EPCs ao apontar o que já foi entregue, o que falta entregar e programações futuras – conforme posto, função ou contrato-, se há equipamentos a vencer e, inclusive, dispara alertas como lembretes. Precisando de um software para SST? Agora que você já sabe as diferentes necessidades fica mais fácil buscar um software específico. Já sabe também que se é para   empresas, você pode conhecer as soluções da Metadados e, se for prestador de serviços de SST, vai adorar conhecer o Madu !

Sobre a autora:

Quintina Denise da Rosa

Técnica de Segurança do Trabalho, formada em Administração de Empresas, e pós-graduada em Gestão de Pessoas, Quintina é especialista em eSocial e Saúde e Segurança do Trabalho. É  Consultora do Software Madu.

Sobre a autora:

Quintina Denise da Rosa

Técnica de Segurança do Trabalho, formada em Administração de Empresas, e pós-graduada em Gestão de Pessoas, Quintina é especialista em eSocial e Saúde e Segurança do Trabalho. É 
Consultora do Software Madu.
profissional de fonoaudiologia realizando exame de audiometria em cabine audiométrica
Por Marivane Mosele 05 abr., 2024
Quer dominar a audiometria? Entenda sobre: repetição da audiometria após a admissão, validade do exame de audiometria para o demissional, repouso antes do exame, exame audiométrico de referência e sequencial, relação com o eSocial, PCA - Programa de Conservação Auditiva e Nova lei do PCD auditivo.
trabalhador de segurança do trabalho exercendo seu direito de recusa vonforme portaria 342
Por Marivane Mosele 22 mar., 2024
A Portaria MTE nº 342 alterou itens referentes ao direito de recusa do trabalhador, na NR-01 e NR-31. Acompanhe!
médico com jaleco branco usando um tablet para fazer sua publicidade médica
Por Marivane Mosele 11 mar., 2024
A publicidade médica passou por mudanças com a Resolução CFM nº 2.336 e está valendo desde 11 de março de 2024! Saiba como ficam as responsabilizações, direitos, deveres, regras para redes sociais, veículos de comunicação de massa e uso de imagens, com o artigo.
Mais Posts
Share by: