Passo a passo para se tornar referência em saúde ocupacional

mai. 29, 2017

Contate-nos

Receba conteúdos sobre Medicina e Segurança do Trabalho por e-mail

Diariamente, somos bombardeados de informações.  Esse grande volume de informações tem se tornado um problema quando o assunto é a consolidação de marcas ou empresas. Elas chegam pelo celular, por e-mail, blogs, jornais, revistas, televisão, redes sociais, mídias externas, enfim, de várias formas. Então surge a pergunta: como posso tornar minha empresa referência em saúde ocupacional? Como devo agir para se destaque?

Pensando nisso, elaboramos esse post. Aqui, vamos ensinar o passo a passo para que sua empresa se torne referência no segmento. E, nesse caso, falaremos sobre saúde ocupacional. Ficou interessado? Então leia este artigo e torne sua empresa prestadora se serviços referência em  saúde ocupacional . Boa leitura!

Existe fórmula?

É certo que não existe uma fórmula correta para atingirmos o êxito, mas há um caminho para chegarmos lá. E esse caminho precisa ser trilhado com muita inovação , comprometimento e eficiência . Quer conhecer o passo a passo? Confira!

1. Comprometimento

Comprometimento é uma característica que deve estar presente em todas as empresas e com as de saúde ocupacional não é diferente. Estar comprometido tem a ver com a constante busca pelo melhoramento e aproveitar as oportunidades .

Para buscar o constante melhoramento é preciso ler tudo sobre a área, as tendências e as dicas para melhorar. Conhecer a concorrência, ouvir críticas e sugestões dos clientes também ajudam. Além disso, é fundamental que a empresa seja flexível para se adaptar ao mercado. Ainda que seu trabalho e atendimento sejam excelentes e seus serviços e produtos sejam bons, lembre-se que sempre há o que ser melhorado.

Aproveitar as oportunidades é saber observar as chances que o mercado proporciona. As empresas que se destacam, normalmente, é porque conseguem suprir a demanda de uma necessidade do segmento. Então, mais uma vez, estudar o mercado é fundamental. Saber o tipo de cliente que se busca, como encontrá-lo e cativá-lo, são focos que a empresa precisa ter claro.

Ou seja, conhecer as oportunidades é saber quem e onde está precisando de seus serviços. Buscar essas informações faz parte do comprometimento de sua empresa, bem como o de entregar o produto ou serviço que promete oferecer.

2. Eficiência

Ser eficiente tem relação direta com disciplina , excelência naquilo que se propõe a fazer, certo? Certíssimo! Para ser uma empresa eficiente é preciso, em primeiro lugar, possuir profissionais que gostem de trabalhar com o que lhe é proposto . Então, manter a equipe engajada se torna requisito básico. Para isso, investir no contínuo aperfeiçoamento dos colaboradores é muito importante.

Nesse sentido, a empresa prestadora de saúde ocupacional pode oferecer cursos, palestras, seminários e até conhecimentos mais específicos como uma especialização ou pós-graduação. Claro que nem todas as empresas possuem uma estrutura para isso, mas na medida do possível, é salutar essas iniciativas que trarão muito mais resultados em busca da eficiência da empresa como um todo.

Além disso, ser uma empresa eficiente significa atender aos clientes com qualidade e interesse . Imagina sua empresa receber um telefonema de um cliente e seu colaborador não o tratar com atenção ou demorar muito tempo para retornar? Isso demonstra a imagem da empresa. Para auxiliar nessa questão, já existem ferramentas que facilitam o processo de atendimento. E isso pertence à inovação, que falaremos a seguir. Confira e para tornar sua empresa referência em saúde ocupacional!

3. Inovação

Em uma empresa prestadora de serviços de saúde ocupacional, assim como em todos os segmentos, inovar é essencial . O mercado não tolera mais as empresas que ficam paradas no tempo, obsoletas e sem criatividade alguma. É preciso correr atrás do novo, do conhecimento, das inovações para o setor.

Entre as principais inovações focadas em saúde ocupacional estão os softwares . Eles são o que há de mais moderno em gestão eficaz. Com eles, as possibilidades são inúmeras. Esses softwares foram pensados exclusivamente para o segmento, observando suas especificidades, ou seja, a agenda é específica (sincronizada) para o atendimento não atrasar, pois ele entende que para um funcionário é preciso a realizar diversos exames e todos de acordo com o cargo, por exemplo.

Além disso, um software de saúde ocupacional prevê o tempo máximo que o funcionário poderá ficar na empresa realizando os exames e organiza o agendamento de acordo com esse período. Assim, além de o funcionário não ficar mais tempo do que o necessário e realizar todos os exames, o médico que precisará atendê-lo também estará no local no horário certo, evitando horas ociosas ou atrasos.

Esse tipo de inovação qualifica o atendimento, minimiza os erros e evita atrasos . Ainda, permite que o colaborador da empresa de saúde ocupacional tenha mais tempo para agir estrategicamente , ou seja, a parte operacional de cuidar dos agendamentos, dos encaminhamentos para exames e os retornos, sejam realizados de forma mais prática para que outras ações estratégicas possam ser planejadas. Planejar é essencial, assim como inovar. Fique atento!

4. Ser referência em saúde ocupacional é consequência

Outra possibilidade ao inovar com o auxílio de um software é manter-se organizado. Organização é sinal de evolução. Toda empresa organizada consegue se manter por mais tempo no mercado de trabalho, isso porque o gestor é capaz de observar o todo, desde o cumprimento de pagamentos pelo setor financeiro, até ações que podem ser tomadas de maneira preventiva.

Ser organizado permite também que a empresa de saúde ocupacional tenha acesso fácil e ágil sempre que precisar de um laudo, documento arquivado ou um exame já realizado. A organização dos documentos pode comprovar o quanto sua empresa preza pelos seus clientes, já que esses dados são corriqueiramente solicitados.

Isso tudo mostrará os conhecimentos que sua empresa tem sobre a área em que atua. Assim, novas tendências, novas tecnologias incorporadas, certamente acrescentarão muito para o crescimento da sua empresa e posterior referência no segmento.

Enfim, os softwares são ótimas opções para se reinventar. Então, está esperando o que? Inove, reinvente-se! Torne sua empresa referência em saúde ocupacional.

Lembre-se disso sempre que for seguir o passo a passo para se tornar referência no seu segmento. Invista em pesquisas. Fique por dentro das novidades. Inove em seus produtos. Divulgue. Seja comprometido, eficiente.

É preciso cumprir todas as etapas, diariamente e incansavelmente. Assim, a notoriedade da sua empresa virá naturalmente.

Sobre a autora:

Quintina Denise da Rosa

Técnica de Segurança do Trabalho, formada em Administração de Empresas, e pós-graduada em Gestão de Pessoas, Quintina é especialista em eSocial e Saúde e Segurança do Trabalho. É  Consultora do Software Madu.

Sobre a autora:

Quintina Denise da Rosa

Técnica de Segurança do Trabalho, formada em Administração de Empresas, e pós-graduada em Gestão de Pessoas, Quintina é especialista em eSocial e Saúde e Segurança do Trabalho. É 
Consultora do Software Madu.
profissional de fonoaudiologia realizando exame de audiometria em cabine audiométrica
Por Marivane Mosele 05 abr., 2024
Quer dominar a audiometria? Entenda sobre: repetição da audiometria após a admissão, validade do exame de audiometria para o demissional, repouso antes do exame, exame audiométrico de referência e sequencial, relação com o eSocial, PCA - Programa de Conservação Auditiva e Nova lei do PCD auditivo.
trabalhador de segurança do trabalho exercendo seu direito de recusa vonforme portaria 342
Por Marivane Mosele 22 mar., 2024
A Portaria MTE nº 342 alterou itens referentes ao direito de recusa do trabalhador, na NR-01 e NR-31. Acompanhe!
médico com jaleco branco usando um tablet para fazer sua publicidade médica
Por Marivane Mosele 11 mar., 2024
A publicidade médica passou por mudanças com a Resolução CFM nº 2.336 e está valendo desde 11 de março de 2024! Saiba como ficam as responsabilizações, direitos, deveres, regras para redes sociais, veículos de comunicação de massa e uso de imagens, com o artigo.
Mais Posts
Share by: