Assertividade e Segurança em Saúde Ocupacional com um software para gestão

ago. 29, 2017

Contate-nos

Receba conteúdos sobre Medicina e Segurança do Trabalho por e-mail

Centralizar informações, otimizar recursos e profissionais e reduzir custos. Essas são algumas das vantagens de se trabalhar com um software   para gestão especialmente desenvolvido para o segmento de clínicas de saúde ocupacional, que fundamentalmente deve lidar com informações confiáveis e consistentes.

Boa parte do segmento de clínicas de saúde ocupacional é considerada ainda estreante no uso de softwares desenvolvidos de forma específica. A inserção de um sistema em um grupo que nunca utilizou essa ferramenta acarreta numa mudança de cultura.

Os profissionais precisam passar por um processo de renovação, sair de sua área de conforto, e ter consciência de que esse novo processo de administração de dados é mais eficaz e menos trabalhoso. O software para gestão da uma clínica de saúde ocupacional passará a ser indispensável – essa mudança de cultura será inevitável.

É nesse sentido que os gestores deverão se engajar em um trabalho de base, mostrando às suas equipes os benefícios que terão com a implantação do software para gestão. Uma estratégia bastante utilizada para administrar essa “passagem” é disponibilizar um usuário-chave, que seja a pessoa de referência na clínica para esse fim.

Ao fim dessa etapa, toda a equipe estará envolvida e trabalhando com informações confiáveis e rápidas, organização de processos, pessoas e documentos, tarefas automatizadas e informações de acordo com layout do eSocial.

Informações base de um software para gestão

Um software para gestão especialmente desenvolvido para o segmento de clínicas de saúde ocupacional somente terá um processo automático se as informações base forem inseridas, como por exemplo, a inserção das avaliações de riscos, programação de exames

Com essas informações, o sistema gera a necessidade de exames e pode criar novas avaliações com base nas informações existentes, sem necessidade de nova digitação, e sim através de comando no software. Outro processo nesse sentido é a importação e exportação de informações. Exemplo: pode-se importar resultados de exames laboratoriais para dentro do software , evitando assim o trabalho de digitação de resultados. Esse processo se faz através de definições de layout.

Segurança nos processos

Outra vantagem do software para gestão é a garantia de segurança nos processos. Podemos utilizar como exemplo disso os históricos. A cada alteração, o sistema cria um histórico por período , desta forma é possível acessar informações de qualquer tempo. Isso é muito importante na emissão de PPP . Os históricos irão auxiliar no momento de gerar o PPP, e este terá as alterações ocorridas com quebra de períodos. Isso evita que na sua geração seja necessário buscar informações em outros locais, além do sistema.

Substituindo as planilhas

Não há porque seguir trabalhando com planilhas sabendo que a tecnologia para a área de recursos humanos na área de clínicas de saúde ocupacional é uma realidade. Mais do que isso, é ótima aliada nas atividades diárias, mantendo o setor e os profissionais atualizados com as melhores práticas de mercado. Com o auxílio do software certo, a equipe ganha eficiência e agilidade para cumprir com as solicitações e atender ainda melhor seus clientes.

Os controles em planilhas tornam o trabalho do profissional extremamente complexo e sujeito a erros. Ele precisa se certificar de que as informações lançadas são corretas e, mesmo assim, não saberá se não está cometendo um equívoco, já que a planilha não é uma plataforma preparada para tal.

O investimento em um software para gestão significa impulsionar a produtividade, garantir segurança nos processos (e segurança jurídica, o que também é fundamental) e muitas outras funcionalidades com a certeza de estar agindo corretamente.

Otimizando tempo e recursos

O software possui funcionalidades, como a de “montar relatórios” com informações importantes na construção de ações de saúde, como quantidade e tipos de exames realizados, resultados de exames por setor, função e postos de trabalho. O agendamento assertivo é outra ferramenta importante. Quando a clínica possui uma agenda bem estruturada , ela consegue otimizar recursos e profissionais . Com informações organizadas no sistema, o usuário parametriza tempo de realização do exame, tempo de espera entre um exame e outro, recursos e profissionais. Esse pacote todo gera para a clínica otimização de recursos e tempo.

Atendendo à Legislação

A sua clínica de saúde ocupacional segue de forma adequada à legislação ? Às vezes você nem dispõe de tempo para pensar nisso, o que pode acarretar em sérios riscos a seus clientes. Sem falar na grande possibilidade de ser multado.

O momento de pensar nisso é agora, pois a partir de janeiro de 2019 o eSocial será obrigatório , para os eventos de Saúde e Segurança. Não cumprir com a legislação e com as exigências do eSocial será motivo certo para que seus clientes pensem em trocar de fornecedor. Daí também a importância de se trabalhar com um software para gestão especializado para as práticas e demandas da sua clínica.

Todas as vantagens estão no Madu

Todas as vantagens que listamos até agora nesse artigo estão concentradas no Madu , software de saúde ocupacional 100% preparado para atender ao eSocial e oferecer vantagens operacionais e segurança. A solução faz a gestão completa da saúde ocupacional, envolvendo também a parte da segurança do trabalho, agendamento de exames e faturamento, facilitando a vida de todos os profissionais envolvidos (administrativo, financeiro, médicos, fonoaudiólogos, engenheiros, técnicos, etc).

Entre tantas facilidades do Madu está a sua disponibilidade na “nuvem”, que torna a fase de implantação do software de gestão muito mais simples e rápida – além de descartar investimentos com equipamentos e backups. O Madu oferece ainda com serviços de migração de dados e integração, com uma equipe de assessoria e de suporte.

Há ainda a possibilidade de customizar a solução de acordo com a necessidade do seu negócio. Outras vantagens estão na centralização de informações dos contratos em um único sistema, o que possibilita o controle de gastos e valores dos serviços, a geração de faturas automaticamente, agilidade nos processos de integração de contas a pagar e a receber e a segurança na guarda do histórico dos clientes.

Considerações

São muitos os   benefícios que a tecnologia pode proporcionar na gestão da saúde ocupacional Com o uso de um software de gestão, você dá   um grande passo para livrar-se dos trabalhos manuais , se manter atualizado com as novidades do mercado e melhorar a gestão da sua clínica.

Sobre a autora:

Quintina Denise da Rosa

Técnica de Segurança do Trabalho, formada em Administração de Empresas, e pós-graduada em Gestão de Pessoas, Quintina é especialista em eSocial e Saúde e Segurança do Trabalho. É  Consultora do Software Madu.

Sobre a autora:

Quintina Denise da Rosa

Técnica de Segurança do Trabalho, formada em Administração de Empresas, e pós-graduada em Gestão de Pessoas, Quintina é especialista em eSocial e Saúde e Segurança do Trabalho. É 
Consultora do Software Madu.
profissional de fonoaudiologia realizando exame de audiometria em cabine audiométrica
Por Marivane Mosele 05 abr., 2024
Quer dominar a audiometria? Entenda sobre: repetição da audiometria após a admissão, validade do exame de audiometria para o demissional, repouso antes do exame, exame audiométrico de referência e sequencial, relação com o eSocial, PCA - Programa de Conservação Auditiva e Nova lei do PCD auditivo.
trabalhador de segurança do trabalho exercendo seu direito de recusa vonforme portaria 342
Por Marivane Mosele 22 mar., 2024
A Portaria MTE nº 342 alterou itens referentes ao direito de recusa do trabalhador, na NR-01 e NR-31. Acompanhe!
médico com jaleco branco usando um tablet para fazer sua publicidade médica
Por Marivane Mosele 11 mar., 2024
A publicidade médica passou por mudanças com a Resolução CFM nº 2.336 e está valendo desde 11 de março de 2024! Saiba como ficam as responsabilizações, direitos, deveres, regras para redes sociais, veículos de comunicação de massa e uso de imagens, com o artigo.
Mais Posts
Share by: