Agendamento de exames em Saúde Ocupacional com agilidade

out. 18, 2017

Contate-nos

Receba conteúdos sobre Medicina e Segurança do Trabalho por e-mail

Tarefa chave das clínicas de saúde ocupacional, o agendamento de exames envolve diversas atividades e profissionais até o seu acontecimento: PCMSO , relatório de convocação de exames, agendamento dos exames, controle da fila de espera, sincronia no atendimento médico, comunicação de exames alterados, emissão do ASO, envio do documento para as empresas e arquivamento na clínica. 


É muito comum vermos clínicas que ainda fazem o controle por meio de agendas e papéis. Pode ser que esta forma de organizar seja efetiva, caso você tenha poucos clientes ou possua uma equipe maior. Mesmo assim, não se pode dizer que as chances de erros não existem, correto? Trabalhar com tanta informação de forma totalmente manual é esquecer do prazo de um exame, de marcar duas pessoas no mesmo horário e assim por diante. São diversos os erros que podemos listar aqui.

Se essa é a realidade da sua clínica de saúde ocupacional, mas sabe que o dia a dia pode se tornar mais fácil e organizado , e mais, quer mudar isso, saiba que existem softwares de saúde ocupacional que podem ajudar você!  Acompanhe a leitura deste post e entenda como!

Emissão do relatório de exames em saúde ocupacional

Com base no PPRA, o PCMSO é elaborado e, a partir dele, são geradas as informações de necessidades de exames e sua periodicidade, levando-se em conta o posto, a função e a faixa etária. O PCMSO aponta os exames necessários e, se você tiver um software, estas informações já estão disponíveis no sistema, permitindo emitir o relatório de exames automaticamente.

Desta forma, você ganha tempo no momento do agendamento, reduzindo riscos de solicitar a realização de exames desnecessários ou mesmo esquecendo de solicitar aqueles exigidos e dentro do prazo necessário. Este controle permite você cuidar melhor também do seu faturamento e, consequentemente, do lucro da sua empresa.

Ao esquecer de solicitar um exame, você perde um valor que tinha entrada certa no seu caixa. Ao solicitar exames sem necessidade, acontece o mesmo. Além disso, ao garantir o cumprimento dos prazos dos diversos exames – admissionais, de retorno ao trabalho, de mudança de função, demissionais e periódicos – sua clínica tem a garantia de estar em dia com o Ministério do Trabalho, o que evita possíveis multas para seus clientes.

O valor é considerável, varia de R$402,22 a R$6.708,08 e, se reincidentes, podem ser maiores, chegando de 3 a 30 vezes o valor de referência. Um software pode facilitar ainda mais o envio do relatório de exames : permite que a emissão seja feita pelo canal que melhor se adequar às suas necessidades, tanto por e-mail, quanto por SMS ou ainda por meio de um portal específico.

Organização das agendas dos prestadores de serviços de saúde ocupacional

Médicos, enfermeiros do trabalho, fonoaudiólogos e demais prestadores de serviços envolvidos. Eles possuem um contrato com as clínicas para estarem disponíveis por tantas horas em um certo período, o valor por hora de cada um é fechado. Por que então, não otimizar a agenda destes profissionais ? O Madu, software de saúde ocupacional, possui a funcionalidade da agenda inteligente.

Cada clínica constrói, a partir da sua realidade, a sua própria agenda. Desta forma é possível otimizar a rapidez no agendamento de exames, o número de atendimento dos profissionais, o período de espera dos colaboradores, e o tempo total de duração dos exames e liberação dos colaboradores para voltarem às suas atividades.

A agenda inteligente é construída a partir de informações que a sua clínica precisará informar, como: exames que você realiza no próprio local, tempo para realização de cada exame, quais os profissionais envolvidos e carga horária de cada um, espaço físico, horário de atendimento da clínica.

Ao utilizar a agenda inteligente, você consegue visualizar a agenda dos profissionais e sugerir horários de atendimento. Poderá também organizar o horário de chegada para cada colaborador, de forma que não precisem aguardar mais que alguns minutos na fila de espera. Além disso, saberá informar ao certo o período que o colaborador ficará afastado da empresa realizando os exames.

Agilidade, otimização e organização , tudo isso com a agenda inteligente. Esse recurso é demais, não é mesmo!? Ele permite a sincronia de todos os envolvidos para a otimização do tempo dos colaboradores de seus clientes impactando diretamente na satisfação destes!

Software de saúde ocupacional para a gestão do agendamento de exames  

Como falamos no início deste artigo, o agendamento de exames envolve diversas tarefas e profissionais. Durante o texto, você percebeu quantas tarefas manuais podem ser realizadas de forma automática , facilitando a gestão do agendamento de exames e trazendo maior agilidade para a sua clínica.

A possibilidade de erros cai drasticamente e os recursos são melhores utilizados, fazendo com que, consequentemente, você otimize também a parte financeira da sua clínica (falando neste assunto, temos um artigo exclusiv o  que dá dicas simples para serem colocadas em prática sobre como é possível melhorar a vida financeira do seu negócio). O agendamento de exames de forma inteligente é possível com a ajuda de um software , que para a gestão dos procedimentos irá levar em conta diversas variáveis da sua clínica.

Como este recurso não é uma funcionalidade fechada, mas sim, permite se adaptar à sua realidade, a agenda inteligente de exames se torna muito efetiva. Você viu que com ela é possível atender uma maior quantidade de pessoas, em menos tempo e utilizando melhor a agenda dos profissionais, otimizando recursos, tempo, diminuindo a espera dos pacientes e o gasto operacional, tornando a sua clínica mais produtiva. Compreendeu o quanto um sistema de saúde ocupacional poderá auxiliar você na organização?

Então, conheça o Madu! Um software de saúde ocupacional preparado para oferecer todas estas vantagens com o agendamento de exames. O software faz a gestão completa da saúde ocupacional, da segurança do trabalho, do agendamento de exames e do faturamento, facilitando o trabalho de todos os seus profissionais, tanto dos que atuam no administrativo e financeiro, quanto os médicos e engenheiros do trabalho, fonoaudiólogos, enfermeiros e técnicos do trabalho. Tudo isso por um preço realmente acessível. Acesse o site aqui e conheça!

Sobre a autora:

Quintina Denise da Rosa

Técnica de Segurança do Trabalho, formada em Administração de Empresas, e pós-graduada em Gestão de Pessoas, Quintina é especialista em eSocial e Saúde e Segurança do Trabalho. É  Consultora do Software Madu.

Sobre a autora:

Quintina Denise da Rosa

Técnica de Segurança do Trabalho, formada em Administração de Empresas, e pós-graduada em Gestão de Pessoas, Quintina é especialista em eSocial e Saúde e Segurança do Trabalho. É 
Consultora do Software Madu.
profissional de fonoaudiologia realizando exame de audiometria em cabine audiométrica
Por Marivane Mosele 05 abr., 2024
Quer dominar a audiometria? Entenda sobre: repetição da audiometria após a admissão, validade do exame de audiometria para o demissional, repouso antes do exame, exame audiométrico de referência e sequencial, relação com o eSocial, PCA - Programa de Conservação Auditiva e Nova lei do PCD auditivo.
trabalhador de segurança do trabalho exercendo seu direito de recusa vonforme portaria 342
Por Marivane Mosele 22 mar., 2024
A Portaria MTE nº 342 alterou itens referentes ao direito de recusa do trabalhador, na NR-01 e NR-31. Acompanhe!
médico com jaleco branco usando um tablet para fazer sua publicidade médica
Por Marivane Mosele 11 mar., 2024
A publicidade médica passou por mudanças com a Resolução CFM nº 2.336 e está valendo desde 11 de março de 2024! Saiba como ficam as responsabilizações, direitos, deveres, regras para redes sociais, veículos de comunicação de massa e uso de imagens, com o artigo.
Mais Posts
Share by: