7 meios do Médico do Trabalho simplificar tarefas na clínica

jan. 04, 2018

Contate-nos

Receba conteúdos sobre Medicina e Segurança do Trabalho por e-mail

Muito da gestão da saúde ocupacional tem como base o trabalho em dados e históricos, o que serve de base para o trabalho do médico do trabalho . Para que o controle dessas informações permaneça em segurança, é fundamental a utilização de um software especialmente desenvolvido para este segmento.

O Madu é um software de saúde ocupacional que faz a gestão completa, envolvendo também a segurança do trabalho, rotinas operacionais da clínica e a apuração do faturamento, facilitando a vida dos profissionais envolvidos no processo: médico do trabalho, administrativo, financeiro, fonoaudiólogo, engenheiro e técnico de segurança do trabalho.

Falando especificamente no médico do trabalho, este profissional precisa de organização e responsabilidade para gerenciar a grande quantidade de informações, pois eles envolvem diagnósticos, históricos do paciente, acompanhamentos, consultas, enfim, uma série de itens muito importantes.

Veja as vantagens que o Madu oferece especialmente ao médico do trabalho!

1 – Anamnese

A anamnese é o roteiro da entrevista realizada pelo profissional de saúde junto ao paciente. Ela é o ponto inicial no diagnóstico de uma doença ou patologia para a composição do prontuário médico. Dada sua importância, ela precisa ser facilmente acessada pelo médico do trabalho em consultas futuras, permitindo resgatar a situação clínica do paciente em cada atendimento realizado.

Apesar de existirem alguns modelos mais usuais de questionários aplicados na anamnese ocupacional, o Madu permite que o usuário não fique preso a questionários estáticos e predefinidos pelo software. Assim, o médico do trabalho pode elaborar o seu questionário de forma customizável podendo, inclusive, montar modelos diferentes para cada tipo de exame.

Uma anamnese, como qualquer outro tipo de entrevista, tem formas ou técnicas corretas de serem aplicadas. Ao seguir as técnicas, pode-se aproveitar ao máximo o tempo disponível para o atendimento, o que produz um diagnóstico seguro e um tratamento correto. Sabe-se hoje que a anamnese, quando bem conduzida, é responsável por 85% do diagnóstico na clínica médica, liberando 10% para o exame clínico (físico) e apenas 5% para os exames laboratoriais ou complementares. O Madu soma ainda mais segurança para garantir esse processo.

2 – PCMSO

O Madu também oferece muitas vantagens em relação ao controle do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). O software permite lançar programações de exames no sistema e gerar esse documento de forma intuitiva. A estruturação do documento PCMSO viabilizada pelo Madu é composta de dois itens principais:

1º – Textos Estruturados para Documentos – nesse campo são inseridas as informações do PCMSO, padrão a todas as empresas. É chamado usualmente de “texto padrão”, que contém informações de legislação, conceitos básicos, etc.

2º – Programação dos exames – o usuário lança a programação dos exames por posto/função, e o Madu gera os quadros de programação que compõem o PCMSO. O software também gera a capa, identificação do cliente e índice.

3 – ASO

Em relação ao ASO (Atestado de Saúde Ocupacional), o Madu também permite personalizar os dados do paciente/funcionário, podendo ser estruturado de acordo com o modelo que o médico do trabalho desejar.

4 – Ficha Médica

A Ficha Médica oferecida pelo Madu reúne dados dos pacientes , fotos, exames, anamneses e histórico laboral completo, de forma visualmente atrativa e simples de acessar. Essas vantagens auxiliam o médico do trabalho na busca rápida de informações durante o atendimento.

É uma funcionalidade desenvolvida no Madu especialmente para auxiliar o médico do trabalho, visando ganho de tempo, operacionalidade e segurança.

5 – Informações base

Centralizar informações, otimizar recursos e profissionais, além de reduzir custos. Essas são algumas das vantagens de se trabalhar com um software especialmente desenvolvido para o segmento de clínicas de saúde ocupacional, que fundamentalmente deve lidar com informações confiáveis e consistentes.

Um software especialmente desenvolvido para o segmento de clínicas de saúde ocupacional somente terá um processo automático se as informações base forem inseridas, como por exemplo, avaliações de riscos, programação de exames… Com essas informações, o sistema gera a necessidade de exames e pode criar novas avaliações com base nas informações existentes, sem necessidade de nova digitação, e sim através de comando no software.

Outro processo possível é a importação e exportação de informações. Exemplo: pode-se importar resultados de exames laboratoriais para dentro do software, evitando assim o trabalho de digitação de resultados.

6 – Segurança nos processos do Médico do Trabalho

Outra vantagem do software para esse setor é a garantia de segurança nos processos. Podemos utilizar como exemplo disso os históricos. A cada alteração, o sistema cria um histórico por período, desta forma é possível acessar informações de qualquer tempo.

Isso é muito importante na emissão do PPP. Os históricos irão auxiliar no momento de gerar o PPP, que terá as alterações ocorridas com quebra de períodos. Isso evita que na geração do PPP seja necessário buscar informações em outros locais, além do sistema.

Entre tantas facilidades do Madu está a sua disponibilidade na “ nuvem ”, que torna a fase de implantação do software muito mais simples e rápida – além de descartar investimentos com equipamentos e backups. O Madu oferece ainda com serviços de migração de dados e integração, com uma equipe de assessoria e de suporte. Há ainda a possibilidade de customizar a solução de acordo com a necessidade do seu negócio.

7 – Otimizando tempo e recursos

O software possui funcionalidades como a de montar relatórios, com informações importantes na construção de ações de saúde, como quantidade e tipos de exames realizados, resultados de exames por setor, função e postos de trabalho.

O agendamento assertivo é outra ferramenta importante. Quando a clínica possui uma agenda bem estruturada, ela consegue otimizar recursos e profissionais. Com informações organizadas no sistema, o usuário parametriza tempo de realização do exame, tempo de espera entre um exame e outro, recursos e profissionais.

Outras vantagens estão na centralização de informações dos contratos em um único sistema, o que possibilita o controle de gastos e valores dos serviços, a geração de faturas automaticamente, agilidade nos processos de integração de contas a pagar e a receber, e a segurança na guarda do histórico dos clientes. Esse pacote todo gera para a clínica e para o médico do trabalho, otimização de recursos e tempo.

Sobre a autora:

Quintina Denise da Rosa

Técnica de Segurança do Trabalho, formada em Administração de Empresas, e pós-graduada em Gestão de Pessoas, Quintina é especialista em eSocial e Saúde e Segurança do Trabalho. É  Consultora do Software Madu.

Sobre a autora:

Quintina Denise da Rosa

Técnica de Segurança do Trabalho, formada em Administração de Empresas, e pós-graduada em Gestão de Pessoas, Quintina é especialista em eSocial e Saúde e Segurança do Trabalho. É 
Consultora do Software Madu.
profissional de fonoaudiologia realizando exame de audiometria em cabine audiométrica
Por Marivane Mosele 05 abr., 2024
Quer dominar a audiometria? Entenda sobre: repetição da audiometria após a admissão, validade do exame de audiometria para o demissional, repouso antes do exame, exame audiométrico de referência e sequencial, relação com o eSocial, PCA - Programa de Conservação Auditiva e Nova lei do PCD auditivo.
trabalhador de segurança do trabalho exercendo seu direito de recusa vonforme portaria 342
Por Marivane Mosele 22 mar., 2024
A Portaria MTE nº 342 alterou itens referentes ao direito de recusa do trabalhador, na NR-01 e NR-31. Acompanhe!
médico com jaleco branco usando um tablet para fazer sua publicidade médica
Por Marivane Mosele 11 mar., 2024
A publicidade médica passou por mudanças com a Resolução CFM nº 2.336 e está valendo desde 11 de março de 2024! Saiba como ficam as responsabilizações, direitos, deveres, regras para redes sociais, veículos de comunicação de massa e uso de imagens, com o artigo.
Mais Posts
Share by: