eSocial e Segurança do Trabalho: entenda o que muda no PPRA

set. 11, 2017

Contate-nos

Receba conteúdos sobre Medicina e Segurança do Trabalho por e-mail

O eSocial está prestes a se tornar realidade. A partir de janeiro de 2019 entra em vigor os eventos relacionados a saúde ocupacional e a segurança do trabalho. O objetivo deste projeto do Governo Federal é eliminar redundâncias de informações e reforçar o cumprimento da legislação, tornando transparente as informações para os órgãos oficiais. Por meio deste sistema os empregadores comunicam ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidentes de trabalho e muito mais.

Você e sua empresa possuem dúvidas referente às mudanças que impactam diretamente na segurança do trabalho, mais especificamente no PPRA ? Acompanhe o post de hoje e entenda de uma forma simples as mudanças que você precisa realizar nos seus processos e como coloca-las em prática!

Cronograma do eSocial para a Saúde e Segurança do Trabalho

O cronograma abaixo é o último informado pelo Governo. Fique atento ao prazo! 1º de janeiro de 2019 , para todos empregadores e contribuintes: grandes, médias, pequenas e micro empresas.

Eventos do eSocial relacionados ao PPRA

O eSocial é composto por diversos eventos, porém são apenas dois relacionados à Segurança do Trabalho, que trazem alterações ao PPRA:

S-1060 – Tabela de Ambientes de Trabalho

Este evento é utilizado para inclusão, alteração e exclusão de registros na tabela de Ambientes de Trabalho do empregador. O pré-requisito para o envio deste evento é o envio do evento S-1000 – Informações do Empregador/Contribuinte/ Órgão Público. O envio deste evento deve ser feito antes do evento S-2240 –  Condições Ambientais do Trabalho.

O que deve ser informado

Ao enquadrar os riscos existentes, de acordo com a tabela 23 do eSocial, as seguintes informações devem ser apontadas, no Ambiente de Trabalho:

– Código: Este campo é obrigatório e deve ser preenchido com o código atribuído pela empresa ao Ambiente de Trabalho, podendo conter até 30 caracteres.

– Início da Validade: Devem ser informados o mês e o ano de início da validade das informações prestadas no evento. – Local do Ambiente para o eSocial :  Neste campo, há duas possibilidades de preenchimento:  Estabelecimento do próprio empregador ou Estabelecimento de terceiros.

– Descrição Detalhada do Ambiente de Trabalho: Aqui, há um campo descritivo para inserir a descrição do ambiente. Uma informação que deve ser apontada em Risco Ambiental é o Fator de Risco ao eSocial . Isso possibilita a busca e o enquadramento na hora do lançamento do risco, garantindo que as informações serão enviadas de acordo com a exigência, sem inconsistências.

O Software de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho, Madu , já está adequado a todas estas exigências, permitindo a tranquilidade na hora do envio destas informações.

S-2240 – Condições Ambientais de Trabalho – Fatores de Risco

Este evento registra as condições ambientais de trabalho, em ambientes descritos no evento S-1060, bem como informa a existência de exposição aos fatores de risco descritos na Tabela 23 – Fatores de Riscos Ambientais.

Entre os pré-requisitos para o envio deste evento estão primeiramente o envio dos eventos S-2100 – Cadastros Inicial do Vínculo e/ou S-2200 – Admissão e S-1060 – Tabela de Ambientes de Trabalho. O prazo para o envio deste evento é até o dia 7 do mês subsequente ao da sua ocorrência ou antes dos eventos mensais.

O que deve ser informado

No S-2240, é preciso informar o Fator de Risco para eSocial, por meio de um código, conforme tabela 23 do eSocial. Caso não haja exposição, a informação que deve constar é “Ausência de Fator de Risco”. A descrição das atividades precisa ser escrita de forma sucinta, com o uso de verbos no infinitivo. Ex.: distribuir, operar.

É necessário ainda apontar outras informações como: Intensidade ou concentração da exposição e técnica utilizada, EPI e EPC (inserindo umas das opções: Não se aplica/ Não utilizado/ Utilizado), EPC (com a descrição do EPC e informando se ele é eficaz) e EPI (informando a CA e se é eficaz). O Software de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho, Madu, atende estas exigências! Conheça o software aqui.

Penalidades pelo não cumprimento ao eSocial

O eSocial  se tornará obrigatório a todas as empresas. Aquelas que não se adequarem dentro do prazo estipulado estarão sujeitas a algumas penalidades. Elas são referentes a cada empregado não registrado e embasadas pela CLT nos artigos 41 e 47. Confira os valores das multas, abaixo: ME – Microempresas: R$3.000,00 EPP – Empresas de pequeno porte: R$800,00

Considerações Finais

Prestador de serviços de saúde ocupacional e segurança do trabalho , esta é a hora de iniciar a revisão dos seus processos, a fim de deixá-los de acordo com a legislação vigente. Aproveite também para se familiarizar com as novas formas de inserir as informações solicitadas dentro do sistema.

Lembre-se que o eSocial não é opção e sim uma exigência do Governo Federal que logo entrará em vigor. Estar pronto para a sua chegada é uma necessidade, e seus clientes com certeza levarão em conta se a sua clínica está adequada ao eSocial na hora de contratar os seus serviços!

Preparando-se antecipadamente, estas mudanças serão realizadas de forma tranquila para você, e tudo correrá de forma simples. Não deixe para a última hora! Você quer saber mais sobre o eSocial? Então leia agora este artigo: Saiba se a sua clínica de saúde ocupacional está preparada para a chegada do eSocial.

Sobre a autora:

Quintina Denise da Rosa

Técnica de Segurança do Trabalho, formada em Administração de Empresas, e pós-graduada em Gestão de Pessoas, Quintina é especialista em eSocial e Saúde e Segurança do Trabalho. É  Consultora do Software Madu.

Sobre a autora:

Quintina Denise da Rosa

Técnica de Segurança do Trabalho, formada em Administração de Empresas, e pós-graduada em Gestão de Pessoas, Quintina é especialista em eSocial e Saúde e Segurança do Trabalho. É 
Consultora do Software Madu.
trabalhador de segurança do trabalho exercendo seu direito de recusa vonforme portaria 342
Por Marivane Mosele 22 mar., 2024
A Portaria MTE nº 342 alterou itens referentes ao direito de recusa do trabalhador, na NR-01 e NR-31. Acompanhe!
médico com jaleco branco usando um tablet para fazer sua publicidade médica
Por Marivane Mosele 11 mar., 2024
A publicidade médica passou por mudanças com a Resolução CFM nº 2.336 e está valendo desde 11 de março de 2024! Saiba como ficam as responsabilizações, direitos, deveres, regras para redes sociais, veículos de comunicação de massa e uso de imagens, com o artigo.
Pessoa acessando DET - domicílio eletrônico trabalhista pelo notebook
Por Marivane Mosele 01 mar., 2024
O DET é o instrumento oficial de comunicação entre a Inspeção do Trabalho e Empresas. Entenda o que muda para a SST e RH, Relação DET e eSocial, eLIT, cronograma de cadastros, passo a passo e acesso ao DET por terceiros.
Mais Posts
Share by: