A importância estratégica da geração de relatórios na saúde ocupacional

set. 28, 2017

Contate-nos

Receba conteúdos sobre Medicina e Segurança do Trabalho por e-mail

Já sabemos que a utilização de um software para a gestão de clínicas de saúde ocupacional passará a ser indispensável, pelo menos nas clínicas que prezem por um serviço assertivo e de qualidade . É uma questão de tempo para que profissionais deste segmento da saúde se integrem a essa nova realidade, tendência que vai facilitar e fidelizar em muito as ações junto aos clientes/pacientes. Saiba que com a ajuda de geração de relatórios na saúde ocupacional a fidelização pode ser mais assertiva. A gestão da saúde ocupacional tem como base o trabalho em dados e relatórios. Sem essas ferramentas devidamente atualizadas, toda essa administração está sujeita a falhas, provocando, por consequência, transtornos aos usuários que dependem de seus serviços.

Assim, uma clínica que leva em consideração qualidade e desempenho tem que trabalhar com relatórios na saúde ocupacional precisos e pontuais para gerir as necessidades de seus clientes (periodicidades, exames, validades de laudos). São essas informações, aliás, que geram dados que, na sequência, vão oportunizar resultados financeiros para a clínica.

O Madu é um software de saúde ocupacional completamente preparado para oferecer vantagens operacionais e seguras. O software faz a gestão completa da saúde ocupacional, envolvendo também a parte da segurança do trabalho, agendamento de exames e faturamento, facilitando a vida de todos os profissionais envolvidos neste processo ( administrativo, financeiro, médicos do trabalho, fonoaudiólogos, engenheiros, enfermeiros e técnicos do trabalho ).

Vantagens na geração de relatórios na saúde ocupacional

Entre as inúmeras vantagens do Madu está um montador de “consulta de dados e relatórios” , com o qual o cliente pode gerar as informações que precisar, utilizando o cruzamento de informações contidas no sistema. Outro ponto importante é que o software também foi desenvolvido e capacitado para gerar diversos relatórios na saúde ocupacional.

O agendamento assertivo é outra ferramenta importante. Quando a clínica possui uma agenda bem estruturada , consegue otimizar recursos e profissionais. E com as informações organizadas no sistema, o usuário parametriza tempo de realização do exame, tempo de espera entre um exame e outro, recursos e profissionais. Esse pacote todo gera para a clínica otimização de recursos e tempo.

Desta forma, o software para a gestão da saúde ocupacional não oferece vantagens apenas para os profissionais das clínicas e seu corpo médico. Cada vez mais o cliente da clínica procura informações com as quais pode “gerenciar” a clínica que está lhe atendendo, entre elas validades de laudos, periodicidade de exames, resultados de exames , etc.

Frente a isso, quando um cliente contrata um prestador de serviços, ele espera assertividade total dos relatórios na saúde ocupacional e informações geradas. Ele precisa saber se de fato os exames serão agendados no período apropriado, se a documentação será arquivada pelo período exigido por lei e se a emissão de documentos será feita de forma completa. Saiba que o Madu atende completamente a todas essas demandas, garantindo às clínicas um alto nível de satisfação. 

Substituindo as planilhas

Não há porque seguir trabalhando com planilhas sabendo que a tecnologia para a área de recursos humanos na área de clínicas de saúde ocupacional é uma realidade. Mais do que isso, é ótima aliada nas atividades diárias, mantendo o setor e os profissionais atualizados com as melhores práticas de mercado. É garantido que com o auxílio do software certo, a equipe ganha eficiência e agilidade para cumprir com as solicitações e atender ainda melhor seus clientes.

Saiba que os controles em planilhas tornam o trabalho do profissional extremamente complexo e sujeito a erros . Ele precisa se certificar de que as informações lançadas são corretas e, mesmo assim, não saberá se não está cometendo um equívoco, já que a planilha não é uma plataforma preparada para tal.

Conclusão: o investimento em um software significa impulsionar a produtividade, garantir segurança nos processos (e segurança jurídica, o que também é fundamental) e muitas outras funcionalidades com a certeza de estar agindo corretamente.

Atendendo à Legislação

A sua clínica de saúde ocupacional segue de forma adequada à legislação? Às vezes você nem dispõe de tempo para pensar nisso, o que pode acarretar em sérios riscos a seus pacientes. Sem falar na grande possibilidade de ser multado. O momento de pensar nisso é agora, pois a partir de janeiro de 2019 será obrigatório o eSocial. Não cumprir com a legislação e com as exigências do eSocial será motivo certo para que seus clientes pensem em trocar de fornecedor. Daí também a importância de se trabalhar com um software especializado para as práticas e demandas da sua clínica.

Segurança nos processos

Outra vantagem do software Madu é a garantia de segurança nos processos. Podemos utilizar como exemplo disso os históricos. A cada alteração, o sistema cria um histórico por período, desta forma é possível acessar informações de qualquer tempo. Isso é muito importante na emissão de PPP. Desta forma, os históricos irão auxiliar no momento de gerar o PPP , e este terá as alterações ocorridas com quebra de períodos. Isso evita que na geração do PPP seja necessário buscar informações em outros locais, além do sistema.

Entre os exames ocupacionais, os periódicos podem ser agendados com antecedência, em função de que são identificados no PCMSO . Eles possuem um prazo para serem realizados e seus clientes esperam que a gestão em torno destes exames seja realizada por você, prestador de serviços de saúde ocupacional.

Tecnologia a favor da saúde ocupacional

Entenda que, desorganização no envio da convocação dos exames, atrasos na realização dos exames e demora na comunicação dos exames alterados e na entrega da documentação final aos clientes são fatores que implicam negativamente na satisfação dos clientes das clínicas de saúde ocupacional.

É por isso que a tecnologia pode ser uma grande aliada para que os profissionais das clínicas garantir satisfação aos usuários. Com um sistema de saúde ocupacional, é possível emitir relatórios dos exames e saber: quantos encontram-se no período de serem realizados, quais agendamentos estão pendentes por parte das empresas, e até mesmo, filtros por tipos de exames, por exemplo. Estes relatórios na saúde ocupacional contribuem muito para a organização e a certeza de que os exames ocupacionais acontecerão dentro do prazo necessário.

Sistemas tecnológicos também permitem que a convocação de exames, o agendamento deles e o envio dos resultados finais sejam realizados de forma automática por meio de agendas inteligentes e envios em lotes para seus clientes. Isso agiliza o processo de agendamento de exames desde a convocação até a entrega da documentação final.

Sobre a autora:

Quintina Denise da Rosa

Técnica de Segurança do Trabalho, formada em Administração de Empresas, e pós-graduada em Gestão de Pessoas, Quintina é especialista em eSocial e Saúde e Segurança do Trabalho. É  Consultora do Software Madu.

Sobre a autora:

Quintina Denise da Rosa

Técnica de Segurança do Trabalho, formada em Administração de Empresas, e pós-graduada em Gestão de Pessoas, Quintina é especialista em eSocial e Saúde e Segurança do Trabalho. É 
Consultora do Software Madu.
profissional de fonoaudiologia realizando exame de audiometria em cabine audiométrica
Por Marivane Mosele 05 abr., 2024
Quer dominar a audiometria? Entenda sobre: repetição da audiometria após a admissão, validade do exame de audiometria para o demissional, repouso antes do exame, exame audiométrico de referência e sequencial, relação com o eSocial, PCA - Programa de Conservação Auditiva e Nova lei do PCD auditivo.
trabalhador de segurança do trabalho exercendo seu direito de recusa vonforme portaria 342
Por Marivane Mosele 22 mar., 2024
A Portaria MTE nº 342 alterou itens referentes ao direito de recusa do trabalhador, na NR-01 e NR-31. Acompanhe!
médico com jaleco branco usando um tablet para fazer sua publicidade médica
Por Marivane Mosele 11 mar., 2024
A publicidade médica passou por mudanças com a Resolução CFM nº 2.336 e está valendo desde 11 de março de 2024! Saiba como ficam as responsabilizações, direitos, deveres, regras para redes sociais, veículos de comunicação de massa e uso de imagens, com o artigo.
Mais Posts
Share by: